sábado, 8 de setembro de 2007

OFICINA DE AMBIENTES LIVRES DE FUMAÇA DE TABACO - OPAS/OMS

Logo da OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) estará realizando entre os dias 10 a 12 de setembro a OFICINA DE AMBIENTES LIVRES DE FUMAÇA DE TABACO, e Campina Grande se fará presente com a participação da Gerente da GEVISA Marisa Agra.
O evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, tem como objetivo geral:
- Fortalecer a capacidade gerencial para programar políticas de ambientes livres de fumaça de tabaco, aumentando a eficácia da atuação dos líderes de saúde pública e outros líderes da comunidade para gerar a mudança social e as políticas necessárias para alcançar esta meta.
- Criar uma rede de trabalho com os mesmos objetivos, o que possibilitará uma troca de experiências e um maior compromisso com as responsabilidades coletivas de abordar os temas da exposição ao fumo de tabaco.

Fotos da campanha 'Campina Grande respeita: ambiente fechado livre de fumo'.









quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ALERTA AOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS SANEANTES.



Saneantes: são todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casa, escritório, loja, hospital), com o objetivo de acabar com a sujeira, germes e bactérias, evitando, assim, o aparecimento de doenças causadas pela falta de higiene dos ambientes.

Tipos de saneantes: detergente líquido (utilizado na limpeza de louças, copos e talheres); sabão em pó (nas roupas); Cera (brilho e proteção em pisos); água sanitária (desinfeta pisos, banheiros, cozinhas, roupas mais brancas); inseticida, repelente de insetos e raticida (mata ou expulsa insetos e roedores dos ambientes); desinfetantes (mata germes e bactérias, utilizados nos pisos, paredes e superfícies ).

Produtos saneantes clandestinos ou piratas: são aqueles produtos que são colocados à venda sem permissão do Ministério da Saúde (ANVISA), portanto, não têm qualquer garantia de que darão bons resultados e de que são seguros ao serem usados, manuseados ou armazenados, que não oferecem risco quando usados adequadamente. Estes produtos sem registros, na maioria das vezes, não eliminam os germes e não limpam as superfícies porque suas formulações não possuem ingredientes próprios para isto ou, quando os contêm, suas qualidades são insuficientes.

Muito cuidado: os produtos saneantes clandestinos, geralmente, têm cores bonitas e atrativas, cheiro agradável, costumam ser vendidos em garrafas reaproveitáveis de refrigerantes, sucos e outras bebidas e preços mais baixos, porém não limpam de forma correta e o que é pior: podem causar sérios danos à saúde, como, queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA


ALERTA AOS CONSUMIDORES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária –ANVISA, através de Resoluções, determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso em todo território nacional, de todos os produtos saneantes fabricados por 11 empresas do País, sendo 08 da Paraíba, por não possuírem registro junto à ANVISA.


Empresa
Nome de fantasia
Cidade – Estado (fabricação)
Resolução da suspensão
1) João Araújo Moura
Química Moura
Campina Grande -PB
RE 2.285
2) J.M Indústria, comércio e representação

Malta – PB
RE 2.286
3) Ivone da Silva Gomes
Quasar
Patos –PB
RE 2.287
4) J. e J.

São José de Sabugí- PB
RE 2.288
5) Christoffer Industrial
Limpeza e Cia
Eusébio – CE
RE 2.289
6) Cia Agroinsdustrial Igarassu

Igarassu-PE
RE 2.290
7) Química Dinamarca

Caruaru – PE
RE 2.291
8) Sebastião M. dos Santos

Santa Luzia –PB
RE 2.292
9) Nobertson Rolim Dantas

São José do Sabugi – PB
RE 2.292
10) Marivaldo E. da Silva

Santa Luzia – PB
RE 2.292
11) João Márcio de Medeiros

São José de Sabugi –PB
RE 2.292


PARA O BEM DA SUA SAÚDE, NÃO COMPRE E NEM USE PRODUTOS SANEANTES SEM REGISTRO (CLANDESTINOS). EM CASO DE DÚVIDA , DESCONFIANÇA DE ALGUM PRODUTO, PEÇA INFORMAÇÕES OU DENUNCIE À VIGILÂNCIA SANITÁRIA .



Gerência de Vigilância SanitáriaGEVISA
Rua Treze de Maio, 329 – Centro
Edifício Work Center
Fones: (83) 3310-6363 ou fax (83) 3310-6375