domingo, 19 de julho de 2009

ALERTA SANITÁRIO

ALERTA SANITÁRIO – “Gripe Suína” se propaga a velocidade sem precedentes, diz OMS em Genebra, nesta sexta-feira (17/07/2009).

Diante da situação de pandemia provocada pela circulação do vírus da Influenza A (H1N1) e como medida preventiva contra riscos de disseminação de doenças infecto contagiosas (Influenza, Conjuntivites entre outras), a GEVISA interditou de forma cautelar o PLAYBALL, brinquedo instalado no Boulevard Shopping de Campina Grande. Trata-se de um dispositivo compreendido por uma piscina, bolha de plástico e compressor de ar. Funciona a partir da entrada da criança na bolha, em seguida é enchida com ar através de compressor, lacrada e presa a um fio de nylon, a bolha é colocada em contato a superfície da água. O usuário do brinquedo permanece dentro da bolha durante 5 minutos, onde poderá brincar na piscina sem que haja contato com a água. Passado o tempo determinado, a bolha é arrastada para fora da piscina, aberta e esvaziada, seguindo assim a entrada de outro usuário , repetidas vezes enquanto durar o expediente do Shopping.

Baseado na fala do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em rede nacional, que afirma indício de circulação do vírus da nova gripe no Brasil, além do elevado número confirmado de casos de conjuntivite em nosso Município, faz-se assim a necessária medida de interdição do brinquedo em razão do mesmo ser, epidemiologicamente , um veículo de contaminação das doenças infecto contagiosas uma vez que vem sendo utilizado por dezenas de crianças sem a devida higienização, o que aliás, em se tratando de doenças provocadas por vírus, não haveria meios 100% eficazes.

Ressaltando que trata-se de uma medida de antecipação à situação de transmissão ou de atenuar os possíveis casos de contaminação em decorrência do uso indiscriminado do brinquedo em questão.

DESINTERDIÇÃO EM 18/07/2009 - Lei Federal nº 6.437 de 20/08/1977

Termo de Desinterdição nº 0955

O brinquedo PLAYBALL foi desinterditado mediante o comprometimento do proprietário em realizar a desinfecção (higienização) das bolhas entre cada usuário, para isso deverá utilizar álcool a 70º através de processo de fricção de papéis toalhas descartáveis em três etapas intercaladas pelo tempo de secagem natural, totalizando 10 minutos (lembrando que este método poderá ocasionar a opacidade do plástico). Ou ainda utilizar lenços umedecidos com a substância Clorexidina de acordo com orientação do fabricante. E por fim, como terceira opção de higienização, a desinfecção através de vapor, após cada uso. Estas seriam as medidas para amenizar a disseminação de doenças infecto-contagiosas.

Funcionário higienizando a bolha