quinta-feira, 6 de setembro de 2007

ALERTA AOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS SANEANTES.



Saneantes: são todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casa, escritório, loja, hospital), com o objetivo de acabar com a sujeira, germes e bactérias, evitando, assim, o aparecimento de doenças causadas pela falta de higiene dos ambientes.

Tipos de saneantes: detergente líquido (utilizado na limpeza de louças, copos e talheres); sabão em pó (nas roupas); Cera (brilho e proteção em pisos); água sanitária (desinfeta pisos, banheiros, cozinhas, roupas mais brancas); inseticida, repelente de insetos e raticida (mata ou expulsa insetos e roedores dos ambientes); desinfetantes (mata germes e bactérias, utilizados nos pisos, paredes e superfícies ).

Produtos saneantes clandestinos ou piratas: são aqueles produtos que são colocados à venda sem permissão do Ministério da Saúde (ANVISA), portanto, não têm qualquer garantia de que darão bons resultados e de que são seguros ao serem usados, manuseados ou armazenados, que não oferecem risco quando usados adequadamente. Estes produtos sem registros, na maioria das vezes, não eliminam os germes e não limpam as superfícies porque suas formulações não possuem ingredientes próprios para isto ou, quando os contêm, suas qualidades são insuficientes.

Muito cuidado: os produtos saneantes clandestinos, geralmente, têm cores bonitas e atrativas, cheiro agradável, costumam ser vendidos em garrafas reaproveitáveis de refrigerantes, sucos e outras bebidas e preços mais baixos, porém não limpam de forma correta e o que é pior: podem causar sérios danos à saúde, como, queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA


ALERTA AOS CONSUMIDORES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária –ANVISA, através de Resoluções, determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso em todo território nacional, de todos os produtos saneantes fabricados por 11 empresas do País, sendo 08 da Paraíba, por não possuírem registro junto à ANVISA.


Empresa
Nome de fantasia
Cidade – Estado (fabricação)
Resolução da suspensão
1) João Araújo Moura
Química Moura
Campina Grande -PB
RE 2.285
2) J.M Indústria, comércio e representação

Malta – PB
RE 2.286
3) Ivone da Silva Gomes
Quasar
Patos –PB
RE 2.287
4) J. e J.

São José de Sabugí- PB
RE 2.288
5) Christoffer Industrial
Limpeza e Cia
Eusébio – CE
RE 2.289
6) Cia Agroinsdustrial Igarassu

Igarassu-PE
RE 2.290
7) Química Dinamarca

Caruaru – PE
RE 2.291
8) Sebastião M. dos Santos

Santa Luzia –PB
RE 2.292
9) Nobertson Rolim Dantas

São José do Sabugi – PB
RE 2.292
10) Marivaldo E. da Silva

Santa Luzia – PB
RE 2.292
11) João Márcio de Medeiros

São José de Sabugi –PB
RE 2.292


PARA O BEM DA SUA SAÚDE, NÃO COMPRE E NEM USE PRODUTOS SANEANTES SEM REGISTRO (CLANDESTINOS). EM CASO DE DÚVIDA , DESCONFIANÇA DE ALGUM PRODUTO, PEÇA INFORMAÇÕES OU DENUNCIE À VIGILÂNCIA SANITÁRIA .



Gerência de Vigilância SanitáriaGEVISA
Rua Treze de Maio, 329 – Centro
Edifício Work Center
Fones: (83) 3310-6363 ou fax (83) 3310-6375

2 comentários:

Anônimo disse...

acho inclivel um orgao como este que de4veria ter alguns alfazers mais importante para fazer fica lidando com coisa tão banal. pois vejam que a universidade federal já realizou varios cursos de como se faz detergentes e desinfetantes,atravez do setraz e aí meus amigos precisa falar mais....

Anônimo disse...

sebrae da curso produtos linpeza,universidade federal,muita gente vive desse comercio,quando chega agevisa,ja chega pra fechar, nao chega com proposta do governo,para voce continua trabalhando