segunda-feira, 1 de outubro de 2007

GUIA DO CONSUMIDOR - PARA COMPRA DE LEITE E LATICÍNIOS



LEITE E LATICÍNIOS:

São chamados laticínios produtos derivados do leite: queijo, manteiga, requeijão, iogurte e outros. Eles devem ser mantidos sob refrigeração em balcões ou vitrines frigorificadas.
Evite comprar produtos em sacos ou embalagens estufadas (indica fermentação), furadas ou com vazamentos (possível contaminação posterior à pasteurização).

Se o prazo de validade estiver ilegível (apagado ou borrado), não compre o produto.
O leite e seus derivados podem tornar-se um veículo favorável para muitos micróbios se as condições sanitárias do animal, da produção, do transporte, da industrialização etc. não forem adequadas. As doenças mais comuns que podem ser transmitidas através do leite cru ou contaminado são: tuberculose, brucelose, febre tifóide, disenterias e diarréias.

O leite longa vida ou UAT (ultra-alta temperatura) pode ser armazenado em temperatura ambiente sem refrigeração por 120 dias quando fechado. No leite UAT, é aceita a colocação de aditivos (estabilizantes). Não adquira caixas de leite longa vida amassadas ou deformadas, pois podem estar com a proteção interna danificada.

O leite pasteurizado precisa ser mantido sob refrigeração mesmo fechado. Pode ser embalado em sacos, e existem três tipos de leite no mercado brasileiro: A, B e C. O tempo que esse produto pode ficar para a venda é curto.

Compre somente os produtos que estejam sob refrigeração contínua.
Não compre laticínios que apresentem soro com superfície limosa, assim como, queijos anormalmente estufados ou com mofo e sujeiras.

Recuse o requeijão em copo caso a massa não se apresente branca e cremosa por igual, se houver separação entre a parte cremosa e a parte líquida ou estufamento da tampa(fermentação).

No caso de requeijão aberto em casa, não introduza talheres já em uso, para evitar possíveis
contaminações.

Observe se os cremes apresentam conteúdo límpido, sem manchas e sem halos verdes (“bolores”).

Observe com cuidado o prazo de validade do leite em pó e o tempo em que pode ser consumido apósaberto. Não se devem utilizar medidores contidos na lata desse leite, colheres úmidas e tampouco tocar a massa com as mãos.

Bibliografia consultada:
Benenson, A. Manual para el control de las enfermedades transmisibles. 16º ed.
Washington:OMS/OPAS, 1997.
CODEC/Curitiba – Manual do Consumidor, 1985, Curitiba.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento – Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – Lei 1.283 de 18/12/1950 e outras.
OPAS/OMS- Divisão de Salud y Ambiente. Manual de Desinfeccion. Série Técnica, nº 30.
Washington:OMS, 1995.

3 comentários:

Anônimo disse...

Guia muito importante! Parabéns pelas orientações.
Pena que isso seja só no site. Sabemos que estabelecimentos são liberados sem condições! E que produtos indevidos continuam no mercado por motivos que só algumas pessoas entendem. Parece até que são motivos pessoais! E os toques de celular!! Seria cômico se não fosse trágico! Viva o Brasil. Viva Campina Grande, orgulho da gente!

Unknown disse...

Segundo o Dicionário de Aurélio: “anônimo é o mesmo que sem denominação, aquele que oculta seu nome, indivíduo obscuro, sem nome ou renome”.
Ressalte-se, entretanto, que o anonimato é um instrumento democraticamente utilizado na Internet, embora, nesse caso, não o seja, e não há melhor definição para o indivíduo sem nome ou renome que postou comentário acima tentando denegrir a imagem de toda uma equipe de profissionais com comentários maldosos, infames, caluniosos.
Esse é o típico anonimato decorrente da covardia, do medo, da culpa. Talvez, quem sabe, relacione-se a interesses contrariados.
A GEVISA é uma instituição respeitável, idônea. Não tem nada a temer e continuará desempenhando a sua função em prol da saúde coletiva, independentemente de comentários eivosos e denúncias vazias. Aliás, a quem denuncia compete o ônus da prova.

Campina Grande é sim uma nova cidade, melhor para se viver: orgulho da gente!

Marisa Agra – Gerente GEVISA

Anônimo disse...

Acredito na transparência da GEVISA, e nos esforços desta gerência em previnir ou diminuir os riscos a saúde da população Campinense. A elaboração de um guia é apenas uma, das inúmeras atividades educativas realizadas pela gerência. A função normativa e regulatória (inspeções, liberações de alvará) também
são objetos de ações da VISA.
Tive a oportunidade de conhecer esta realidade e verificar o quanto a GEVISA vem superando metas e melhorando a qualidade de serviços prestados em Campina Grande. Sou testemunha ocular! Parabéns a GEVISA! Parabéns aos profissionais qualificados e éticos que fazem parte desta instituição.